Uma incrível e poderosa planta que está ajudando brasileiros de todos os cantos do país.
A comunidade médica e cientifica está impressionada com a quantidade de benefícios e nutrientes da Moringa Olífera.
A dor crônica, aquela que não tem fim, atinge 37% dos brasileiros, aproximadamente.
Esse número por si só não representa a gravidade da situação, no entanto.
A solução para as mais graves dores está sendo reconhecida.
Afinal de contas, trata-se de uma planta, com alto teor anti-inflamatório, e que quando consumida regularmente diminui de forma assustadora as dores dos pacientes.
Moringa Oleífera: A Árvore da Vida
Para uma planta ser chamada de árvore da vida, até mesmo por cientistas, é porque ela tem alguma coisa de diferente.
No caso da moringa oleífera o apelido não é à toa. Essa planta é um poderoso anti-inflamatório natural indicado por especialistas para o tratamento e prevenção de muitas doenças.
No entanto, o seu maior destaque está no combate as dores, principalmente, de doenças crônicas.
Também conhecida como acácia-branca, a planta reúne um combo de nutrientes. Mas há ponderações quanto ao seu uso
E se um superalimento estivesse dando sopa – ou melhor,chá – por aí? Pois a planta Moringa Olífera, comum em áreas urbanas no Brasil, reuniria todos os predicados nutricionais para conquistar esse título. Rica em cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C, ela é frequentemente comparada a alimentos como leite, espinafre, banana, laranja…
O destaque fica mesmo por conta de seu combo de fitoquímicos, formado por substâncias muito bem-vindas na prevenção e no tratamento complementar de inflamações e de doenças crônicas ou autoimunes”.
OS 20 BENEFÍCIOS DA MORINGA COMPROVADOS
A moringa tem tantos valores nutricionais que se tornou popular em todo o mudo. Pesquisas científicas que revelaram os benefícios da moringa para a saúde fizeram que o uso da planta deixasse seu berço no Himalaia para ganhar o mundo.
Abaixo, segue os 20 benefícios da Moringa Oleífera para a saúde que já foram devidamente comprovados.
1 – TEM PROPRIEDADE BACTERICIDA
Uma das funções das folhas da moringa é que ela possui função antibactericida. O uso do seu extrato em forma de chá ou da seiva de seus caule e folhas ajuda na cicatrização de machucados e a esterilizar a pele.
2 – É DIURÉTICA
O uso da moringa oleífera também é benéfico devido a sua função diurética, e não precisa nem ser na forma de chá para que funcione – basta tomar as cápsulas feitas da planta para aumentar quantidade de vezes que vai ao banheiro.
3 – AJUDA A EMAGRECER
A Moringa Olífera emagrece mesmo porque combina uma série de funções que facilita a perda de peso espontânea. Por ser rica em fibras, por exemplo, ela estimula a formação de um gel estomacal que faz com que a energia seja liberada aos poucos, assim, você fica mais tempo satisfeito e sem fome.
Além disso, sua propriedade termogênica faz com que o corpo aumente o gasto energético sem precisar fazer exercícios ou mudar o cardápio.
Sendo assim, já é comprovado por estudos que o consumo de Moringa Oleífera associado a dietas hipocalóricas é uma solução para a diminuição da massa gorda corporal.
4 – ALIVIA A DOR DE GARGANTA
Duas funções da Moringa Oleífera faz com que ela seja o ingrediente principal para poderosos xaropes contra a dor de garganta. Aliás, todas as partes da planta possuem função antibactericida e efeito anti-inflamatório – as duas propriedades essenciais de qualquer remédio contra a gripe.
5 – AJUDA A TRATAR A HEMORROIDA
Pessoas com hemorroidas precisam tornar o bolo fecal mais úmido para facilitar as idas ao banheiro e, evitar assim a formação de bolsas de sangue no reto.
A Moringa Oleífera ajuda nesse aspecto devido a alta concentração de fibras que possui, as quais no intestino deixam as fezes mais molhadas, facilitando a transição do bolo fecal do intestino delgado ao reto.
6 – CURA INFLAMAÇÕES
As propriedades anti-inflamatórias da Moringa são equiparadas ao de outros alimentos poderosos, tais como o mel das abelhas. Estudos demonstram que esse potencial da planta a torna requisitada para o tratamento de úlceras estomacais, faringite, laringite e inflamações alérgicas da pele – como a dermatite.
7 – FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Na composição da Moringa Oleífera estão altas concentrações de vitaminas e sais minerais essenciais. Dessa forma, ao fazer o consumo regular da planta o organismo recebe uma dose extra de várias propriedades necessárias para o seu bom-funcionamento, o que atinge diretamente a função de defesa do organismo exercida pelo sistema imunitário.
8 – PREVINE O ENVELHECIMENTO DA PELE
Na composição da Moringa Oleífera há mais de 46 tipos de antioxidantes naturais. Essas substâncias são determinantes para o controle da quantidade de radicais livres – agentes que causam a oxidação e envelhecimento das células corporais.
Desse modo, a alta concentração de antioxidantes evita o envelhecimento natural dos órgãos, incluindo da pele, cabelos e unhas.
9 – PROTEGE OS ÓRGÃOS SEXUAIS
As propriedades antifúngicas, antibactericidas, anti-inflamatórias fazem da moringa oleífera um excelente protetor dos órgãos sexuais, visto que a maior parte das doenças acometidas por essas partes do corpo são fungos e bactérias.
10 – QUEIMA GORDURA CORPORAL
Ao comer a moringa oleífera nota-se um ligeiro aumento de temperatura corporal – assim como ocorre com a canela ou o gengibre. Quando isso acontece, todas as células corporais passam a trabalhar num ritmo acelerado, que demanda maior gasto energético.
Na prática, a função termogênica te faz emagrecer espontaneamente – visto que estará gastando mais energia para desempenhar as mesmas funções. Seria como tornar o seu metabolismo mais rápido, tal como os dos famosos “magros de ruim”. Contudo, isso não quer dizer que ao consumir a moringa tem o aval para desleixar o cardápio.
11 – DÁ MAIS DISPOSIÇÃO PARA O DIA A DIA E COMBATE A FADIGA CRÔNICA
A suplementação com vitaminas e sais minerais te faz ficar em dia com a saúde, o que acaba resultando em mais disposição no dia a dia. Pessoas que utilizam esse remédio natural dizem notar melhorias na qualidade do sono ou na atenção durante o trabalho, por exemplo.
12 – MELHORA A FUNÇÃO INTESTINAL
Mais uma vez a alta quantidade de fibra alimentar da Moringa se apresenta benéfica. Dessa vez, o bolo alimentar úmido que ela produz faz com que as fezes transitem pelo intestino de forma muito mais rápida e fácil – o que é tudo o que quem tem prisão de ventre precisa. Contudo, para que o efeito seja sentido é preciso manter o consumo regular de água, caso contrário, poderá ocorrer o efeito inverso (intestino preso).
13 – FORTALECIMENTO DE MÚSCULOS E OSSOS
A Moringa Olífera possue 17 vezes mais cálcio do que o leite e 15 vezes mais potássio do que a batata. Essas duas substâncias são essenciais para a manutenção dos músculos e dos ossos, sendo ainda mais essenciais para idosos e quem adentrou na menopausa – situações que tornam vulnerável o desenvolvimento de osteoporose.
14 – REGULA OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE
As fibras da moringa formam um gel no estômago que libera aos poucos a glicose dos alimentos, o que resulta no equilíbrio do açúcar no sangue. Na prátia, ao consumir a planta com regularidade evita-se os picos de insulina no sangue – os quais são os principais causadores da diabetes.
15 – PREVINE E AJUDA NO CONTROLE DA DIABETES
Da mesma forma como a manutenção dos níveis equilibrados de açúcar no sangue ajudam na prevenção da diabetes, também beneficiam aqueles que já possuem a doença (seja do tipo I ou tipo II). Afinal, uma das tarefas mais difíceis no cardápio dos diabéticos é tentar manter a glicemia estável para que o corpo não precise produzir mais insulina, hormônio que faz a digestão da glicose.
Pesquisas da Universidade de Rajasthann, na Índia, indicam que essa propriedade da moringa pode ser utilizada de forma a minimizar a quantidade de aplicações de insulina entre os diabéticos.
16 – DIMINUI O COLESTEROL RUIM
Outro benefícios da Moringa Oleífera para a saúde é que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Isso ocorre por conta das várias vitaminais e sais minerais, o que diminui a quantidade de gordura localizada nas veias, facilitando a circulação sanguínea.
17 – COMBATE AO CÂNCER
Vários estudoss destacam a função antioxidante como uma das formas de prevenir a incidência de câncer, sobretudo em quem já possui histórico familiar da doença. No caso, como a Moringa contém 46 tipos de antioxidantes natural em sua composição, torna-se um excelente preventivo a ser incluído no cardápio.
18 – PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Uma pesquisa da Universidade Federal do Alagoass foi atrás dos verdadeiros efeitos da Moringa Oleífera no sistema cardiovascular. A planta foi usada no tratamento de coelhos com aterosclerose, comparando os efeitos do tratamento natural em comparação ao medicamentoso.
Em conclusão, os pesquisadores confirmaram que os coelhos tratados com a Moringa obtiveram redução das placas de gorduras nas veias, e diminuíram consideravelmente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, bem como conseguiram melhor regular a pressão arterial.
19 – GARANTE O BEM-ESTAR EMOCIONAL
Os micronutrientes presentes na Moringa, tal como o zinco, magnésio, ferro, vitamina C e outros são essenciais para a manutenção da saúde emocional e da proteção do cérebro contra doenças neuropsiquiátricas. Ao menos, é o que destaca pesquisas da Faculdade Anhanguera a, as quais destacam que tais nutrientes são importantes para a manutenção da saúde cerebral, sobretudo durante os estágios mais avançados de envelhecimento.
20 – Mantém a Pele Jovem
A vitamina C, E, D e A associada aos 46 tipos de antioxidantes presentes na Moringa ajudam a proteger a pele dos desgastes ocorridos por agentes internos (como os radicias livres ou a queda na produção de colágeno) e externos (como a exposição solar). Por conta disso, a planta pode ser usada como um verdadeiro lifting facial ati-envelhecimento.
PARA QUE SERVE A MORINGA
Por ser fonte de proteínas, cálcio e ferro, dessa planta se fazem remédios potentes que podem curar uma série de doenças e dores. Desse modo, consumir Moringa é recomendado para:
- Regular a pressão arterial;
- Controlar e prevenir a diabetes;
- Ajudar no fortalecimento dos músculos;
- Aliviar as dores da artrite, artrose e fibromialgia;
- Manter cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis;
- Tratar inflamações;
- Fortalecer os ossos, prevenindo assim a osteoporose;
- Manter a disposição e o bom-humor;
- Combater a fadiga crônica;
- Servir como fonte de proteínas, cálcio e ferro;
- Aliviar dores musculares e dores crônicas, tais como a dor no ciático;
- Emagrecer porque acelera o metabolismo.
- Previne e contribui com o tratamento de inflamações e de doenças crônicas ou autoimunes;
- Previne doenças causadas por microrganismos de origem alimentar, a exemplo da salmonella, E. coli, Staphylococcus aureus e outros devido a ação antibactericida;
- Combate infecções, como a provocada pelo vírus herpes simplex;
- Trata infecções fúngicas como o aspergillus e o penicillium;
- Complementa a dieta diária para que se obtenha todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais necessários;
- Trata edemas graças a sua ação anti-inflamatória;
- Ajuda no tratamento de problemas gastrointestinais, entre eles, gastrite, prisão de ventre e colite ulcerativa;
- Contribui para a saúde da pele, olhos, unhas e cabelos devido sua ação antioxidante;
- Previne e trata a diabetes mellitus e a diabetes tipo 2, pois regulariza os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a necessidade de aplicações de insulina;
- Previne de doenças cardiovasculares;
- Previne doenças neurodegenerativas;
- Previne todos os tipos de câncer, devido o combate à ação dos radicais livres;
- Fortalece os ossos por conta da alta quantidade de fósforo e cálcio;
- Fortalece o sistema imunológico devido a alta concentração de vitamina C;
- Mantém o bem-estar e o bom-humor por ser rica em aminoácidos essenciais;
- Previne anemia devido à quantidade de ferro que possui;
- Produz cosméticos anti-envelhecimento à partir de suas folhas amarelas;
- Produz-se das sementes da moringa óleos ricos em ácido beénico usado para pinturas;
- Produz-se fibras têxteis à partir de seu caule e tronco;
- Com as sementes da moringa oleífera é possível fazer óleos ricos em ácido beénico, usado em pintura artística;
E as indicações da planta são tão extensas que ainda pode funcionar como um auxiliar no tratamento de várias outras doenças.
MORINGA OLEÍFERA EMAGRECE?
Sim e não. Acontece que a Moringa Oleífera não age diretamente no emagrecimento, mas proporciona vários fatores que ajudam na perda de peso, principalmente para aqueles que não conseguem emagrecer por conta da compulsão alimentar.
O que acontece é que, ao comer ou tomar Moringa a pessoa tem uma sensação de saciedade prolongada por conta da estabilização do nível de açúcar no sangue. A consequência disso é que seguir dietas se torna algo fácil, garantindo mais sucesso na perda de peso.
Além disso, a Moringa, por estimular o bom funcionamento intestinal, elimina muitas toxinas que ficam armazenadas no sistema linfático e dão aquela sensação de inchaço.
É por isso que quem usa Moringa com regularidade tem a sensação de que emagrece. Alguns, emagrecem de verdade, e pode-se dizer que a planta tem algum nível de responsabilidade sobre esse efeito.
MORINGA OLEÍFERA PARA DIABETES
Uma das principais indicações da Moringa Oleífera, na opinião de especialista, é de prevenir e tratar a diabetes. Isso porque a planta é isenta de efeitos colaterais e, quando tomada de forma concentrada, desempenha o papel de muitos remédios na estabilização dos níveis de açúcar no sangue.
Na prática, a alta quantidade de fibras da planta libera um gel no estômago capaz de fazer com que a comida ingerida seja digerida com mais lentidão, fazendo com que a glicose seja liberada no sangue aos poucos, de forma estabilizada.
Esse efeito é ideal tanto para pacientes que tem diabetes tipo 1 quanto diabetes tipo 2. Em alguns casos, o uso recorrente pode até ajudar a diminuir a quantidade de aplicações de insulina diárias.
TABELA NUTRICIONAL
A tabela nutricional da Moringa Oleifera é muito extensa. As maiores taxas que compõem suas folhas e seu caule são a de vitamina C e proteínas, já que, proporcionalmente, têm maior concentração da substância do que a carne vermelha.
Veja quais são as propriedades encontradas, devidamente comprovadas pelo Serviço de Pesquisa de Agricultora do USDA ( USDA (United States Department of Agruculture)):
- Contém propriedade bactericida;
- É diurética;
- Ajuda a emagrecer;
- Estimula a função vermífuga;
- Alivia a dor de garganta;
- Ajuda a tratar hemorroida;
- Cura inflamações;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Previne o envelhecimento da pele;
- Protege os órgãos sexuais e do cérebro;
- Ajuda na queima de gordura corporal;
- Dá mais disposição no dia a dia;
- Melhora a função intestinal;
- Ajuda a reduzir a febre;
- Regula os níveis de glicose no sangue, ;
- Ajuda a controlar e prevenir a diabetes;
- Diminui o colesterol ruim;
- Previne contra doenças cardíacas;
- Tem ação anticancerígena;
- Promove a atenção e o bem-estar.
OS 27 BENEFÍCIOS DA MORINGA OLEÍFERA
Abaixo, segue os 27 benefícios da moringa oleífera devidamente comprovados por estudos científicos¹ que analisam os compostos dessa planta medicinal:
- Previne e trata dores nas articulações, por conta de sua ação anti-inflamatória;
- Dá mais energia ao corpo e previne anemia;
- Ação antioxidante, combatendo radicais livres;
- Previne o envelhecimento da pele por diminuir a ação dos radicais livres;
- Melhora o sistema imunológico por conter vitamina C;
- Melhora o sistema circulatório;
- Previne contra doenças cardíacas;
- Melhora a função intestinal e protege fígado e rins;
- Aumenta a produção de colágenoo;
- Fortalece os músculos e ossos pela presença de aminoácidos;
- Proporciona uma pele e cabelos fortes e mais saudáveis;
- Combate a asma;
- Reduz a pressão arterial;
- Melhora a imunidade, por conter vitamina C;
- Regulariza e estabiliza os níveis de glicose no sangue
- Normaliza os níveis de colesterol;
- Melhora a memória;
- Dá sensação de bem-estar e bom humor;
- Protege contra danos na retina;
- Promove a regulação de hormônios;
- Ajuda no emagrecimento por ter função termogênica;
- Previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- Suplementa com vitaminas e minerais essenciais;
- Trata e previne a diabetes tipo I e tipo II;
- Previne doenças emocionais como ansiedade e depressão, promovendo o bem-estar;
- Regula o libido, melhorando o apetite sexual;
- Fortalece os ossos e articulações, prevenindo a osteoporose, a artrite e a artrose.
Não é a toa que a planta é chamada, no mundo científico, de “superalimento”. O conjunto destes nutrientes permitem, com uma fórmula natural, suplementar a maior parte das substâncias necessárias para manter o organismo saudável.
Os depoimentos de quem toma com recorrência a Moringa Olífera
comentam, também,o ganho de disposição e saúde. Não é mentira, mas sim uma consequência da sensação de bem-estar promovida por um intestino regulado e um corpo mais nutrido.
PROPRIEDADES
As propriedades . Vê-se que a maior parte de suas funções são medicinais. Ela é indicada para tratar:
- Dores de cabeça;
- Dores de garganta;
- Indisposição;
- Inflamações;
- Fadiga;
- Irritação gastrointestinal;
- Febre;
- Hemorroidas;
- Baixa imunidade.
PS: Ela é indicada para tratar várias doenças diretamente ou como auxiliar.
COMO TOMAR?
A técnica mais simples de adquirir os benefícios da Moringa Oleifera, sem perder as suas propriedades nutricionais, é por meio dos suplementos naturais. Pode ser a planta que você pode ter na sua horta e secar as folhas e fazer ela em pó, ou pode pedir manipulada ou a tintura dela.
MORINGA NA SALADA
Outra forma de consumir é incluir folhas frescas de moringa na salada e demais refeições. Não é muito fácil encontrar este tipo de produto nos mercados convencionais ou municipais. Será preciso conferir em lojas especializadas de produtos naturais.
O gosto da moringa é amargo e não muito agradável. Por isso, pode ser recomendado incluir gotas de limão para melhorar o sabor.
CHÁ DE MORINGA
Esta é uma forma muito comum da utilização da planta. Basta incluir uma colher de sopa de folhas secas de moringa na água fervente e deixar abafado por 10 minutos.
Se for feito por método de infusão, o saquinho de chá das folhas deverá ficar até 3 minutos dentro da água quente antes de ser tomado. Não coloque açúcar na bebida.
SEMENTES, FLORES E RAÍZES
As sementes de moringa podem ser comidas torradas ou cozidas da mesma forma como se faz feijão. Já as raízes da planta se assemelham muito à cenouras e podem ser usadas na salada ou cozidas, o sabor é picante.
Por fim, as flores são muito usadas no Timor Leste e Indonésia, as receitas mais tradicionais são flores de moringa fritas em óleo de coco ou imersas no leite de coco, servidas junto com milho e arroz.
Aqui vai uma receita minha em particular
2 Ovos
1 colher de aveia em flocos
2 colheres de sopa de folha de Moringa Olifera
Temperos e ervas , sal a gosto.
Bate e leva ao forno por mais ou menos 15 minutos
Há quem se arrisque a plantar árvore de moringa em casa para poder desfrutar das propriedades medicinais da planta de forma ainda mais simples. O plantio pode ser feito a partir de sementes ou mudas. Quem tiver interesse pode conferir o passo a passo
O primeiro passo para quem quer se arriscar a germinar Moringa dentro de casa é uma atenção especial ao clima. Isso porque essa árvore da vida, originária da índia, precisa ser cultivada entre 22°C e 35°C, para o bom desenvolvimento. As condições de sobrevivência são mais próximas aos ambientes tropicais: tempo quente e úmido. Somente assim será possível obter seus benefícios e cultivar moringa oleifera da forma correta.
Se você der sorte de encontrar uma muda de Moringa em viveiros ou floriculturas, poderá cultivar a planta dentro de um vaso de tamanho médio ou grande dentro de casa.
- Escolha uma rama de, aproximadamente, 30cm de comprimento e 4cm de diâmetro;
- Corte pelo tronco principal e plante diretamente no solo ou vaso;
- A planta deve ser colocada em até 15cm abaixo da terra;
- Regue bastante nos primeiros 10 dias;
- Após, mantenha somente umedecida;
- Em alguns dias, ela começará a formar raízes.
MORINGA OLEÍFERA: ONDE ENCONTRAR?
Quem quer comprar a versão em muda, encontrará a planta à venda somente em lojas especializadas de plantas ou no mercado municipal da sua cidade. Encontrá-la na forma de semente é algo difícil, devendo ser encontrada somente em sites do nicho na internet.
As folhas da Moringa não são amplamente comercializadas, por isso, para quem quer incluí-la na comida ou na salada a estratégia pode não ser a das mais fáceis – afinal, você realmente terá dificuldades de onde comprar a planta.
Além disso, a Moringa é uma árvore grande e que necessita de responsabilidade nos cuidados, pois para conquistar os benefícios para a saúde que ela proporcione, é preciso que seja uma planta saudável.
REFERÊNCIAS USADAS NESTE CONTEÚDO
FOOD SCIENSCE & NUTRITION. Comparative study on nutrient composition, phytochemical,and functional characteristics of raw, germinated, andfermentedmoringa oleiferaseed flour, 2013.Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/fsn3.70
GUPTA, Rajnish; MATHUR, Manas; BAJAJ, Vijay. Evaluation of antidiabetic and antioxidant activityofmoringa oleiferain experimental diabetes. Journal of diabetes, [S.L.], v. 164, n. 21, p. 161-171, jan. 2012. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1753-0407.2011.00173.x.
ALMONDES, Kaluce et. at. O papel das selenoproteínas no câncer. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 56, n. 4, p.111-222, jul. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-42302010000400025&script=sci_arttext.Acesso em: 12 jan. 2012.
BANDEIRA, Francisco. Estudo comparativo da moringa oleifera com cilostazol no tratamento da hiperplasia miointimal em artéria ilíaca de coelhos com aterosclerose. Repositório ufal, 2015.Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1820
Terapia Arcanjos da Luz
Contato: (45)999203710 – Vera Melo
Leave a Comment